Life Coaching

Life Coach é um treinador que ajuda o coachee (cliente de coach) a atingir os seus objetivos. Ele utiliza vários métodos neste processo. Ele não é orientado para doenças psicológicas, não é terapeuta, nem consultor.

O life coaching (ou Coaching de Vida) nasce do coaching executivo, que por sua vez, foi desenvolvido a partir da consultoria de gestão e do treino para a liderança. O coach (treinador) pode aplicar mudança e/ou modelagem de comportamento, estabelecimento de objetivos e técnicas para que o cliente os consiga atingir.

Existem vários tipos de coach: executivo, negócios, relações, desportivo, carreira, sistémico, casais, equipa, organizacional, sistémico, conflito, liderança, espiritual, parental, etc.

O life coach opera de forma individual com as pessoas que decidem investir em si mesmas para usufruir plenamente do seu potencial a fim de criar excelência. Não é focado em nenhuma área em específico, é focado no indivíduo e na sua experiência do viver. É orientado para o presente e futuro, e não no passado.

As soluções estão no coachee! Sim, o coach não lhe dá soluções nem tão pouco lhe diz o que deve ou não fazer. O coach cria um processo de coaching, ou seja, facilita um processo que se desenvolve no coachee permitindo-lhe encontrar as suas próprias soluções para a situação e os recursos de que necessita para lá chegar.

À excepção do Treino de Ondas Cerebrais e da Meditação Cardíaca por Biofeedback, todas as outras ferramentas de que falo neste site são feitas em sessões de Life Coaching conforme forem sendo necessárias. Nenhuma delas é feita de forma isolada, pelo que as sessões são sempre de Life Coaching mesmo que envolvam outras abordagens. É assim que me faz sentido.

Como são feitas as sessões de coaching comigo:

Antes de fazer uma sessão com um novo coachee, conhecemo-nos e conversamos um pouco (aprox. 30 minutos). Falamos da situação que o/a trouxe até mim. Se sinto, e posso facilitar-lhe o processo, e o coachee quer mesmo avançar para uma sessão, avançamos. Como funciona depois? Não sei! :) O subconsciente do coachee é que fornece as pistas de como e para onde a sessão se vai dirigir. Ele é que possui o conhecimento do que quer e precisa, não eu. É frequente o coachee abordar-me por um objetivo e a sessão desenvolver-se para outro... é que nem sempre o que estamos realmente a precisar é o que pensamos (na nossa consciência) que estamos a precisar. O subconsciente do coachee é que comanda, e esta é a minha forma de fazer coaching.

As sessões têm uma duração de entre uma hora a uma hora e meia, com excepção da primeira que normalmente se prolonga até cerca de duas horas. Numa só sessão acontece um enorme trabalho interno a nível subconsciente que continua mesmo depois da sessão, e por isso é comum ter sonhos estranhos, diferentes e muito profundos nas primeiras duas a três noites. A próxima sessão deve sempre esperar que a anterior assente. Muito tempo depois da sessão, o subconsciente e todas as novas ligações neurológicas estão assentes e retomar o processo é mais trabalhoso para a mente. É, portanto, ideal o intervalo ser de uma semana. [email protected] a ler as páginas neste site relativas às várias ferramentas que utilizo para conhecer melhor o meu trabalho.

Lyndie M.

Copyright © MindImagine 2016 | Powered by in4Chance