Treino de Ondas Cerebrais (Brainwaves Entrainment) - BWE

Os pensamentos, emoções e comportamentos nascem na comunicação entre neurónios. As ondas cerebrais são impulsos electromagnéticos sincronizados entre neurónios, é a comunicação entre eles. Estas ondas são detectadas por electroencefalogramas (ECGs).

Num mesmo instante temos várias frequências de ondas cerebrais a decorrer no nosso cérebro, mas há umas frequências (medidas em Hz) que estão mais predominantes que outras. As ondas cerebrais dividem-se em 5 escalões de frequências (há quem defina apenas 4 e quem defina 7):

  • Delta - De 0 a 4 Hz - Associadas ao sono profundo, são ondas muito frequentes em bebés. Ao longo da vida vamos produzindo cada vez menos quantidade, mesmo em sono profundo. Estas ondas são de profundo relaxamento, sono restaurador e recuperação de saúde. Estão também ligadas às funções inconsciente do corpo, como o batimento cardíaco e a digestão. Em excesso podem haver lesões cerebrais, incapacidade de pensar, extremo défice de atenção e hiperactividade e em falta o corpo não consegue rejuvenescer, o cérebro não revitaliza e o sono não é saudável. As ondas Delta mais baixas (abaixo de 1.0 Hz) desencadeiam a produção das hormonas GHRH e Prolactina. GHRH por sua vez estimula a produção da hormona do crescimento(GH). A prevalência de ondas Delta reduz a produção da hormona estimuladora da tiróide. Faz agora sentido que os bebés durmam muito mais horas, não faz? E também faz agora mais sentido a expressão "o meu sono da beleza" não faz? :) Pois é, para o corpo se recuperar e regenerar, inclusive regeneração de células e fortalecimento de sistema imunitário, precisamos precisamos de ondas Delta.
  • Theta - De 4 a 8 Hz - Ligadas à experiência e vivência de emoções profundas. Relaxamento muito profundo, estados semi-a-dormir, hipnótico, muito sugestionável. Estas ondas ajudam-nos a ser criativos e melhoram a nossa intuição. Fazem parte também do sono e daquele estado entre o dormir e o acordar. Em excesso pode haver défice de atenção, depressão, impulsividade, hiperatividade (excesso de ondas theta de baixa frequência durante o estado acordado). Em falta dão ansiedade, stress, fraca consciência emocional.
  • Alpha - De 8 a 12 Hz - As ondas Alpha são a ponte entre a mente consciente e a subconsciente. Acalmam e relaxam. Quando andamos muito stressados (excesso de Beta) pode ocorrer o bloqueio das ondas Alpha (as Beta bloqueiam-nas) e a pessoa tem dificuldade em relaxar. Este é o caso de algumas pessoas chegaram até mim em grande stress e quando as induzo para ondas Alpha (através de BWE) adormecem. O que acontece? As ondas Alpha estavam bloqueadas e passaram diretamente para Theta e Delta, chegando a dormir profundamente. Para estas pessoas, qualquer "pouco" de relaxamento é: dormir. O cérebro desaprende as ondas Alpha e a pessoa fica incapacitada de estar acordada e relaxada. Em excesso, estas ondas dão "estar na lua", dificuldade de concentração, muito relaxados. Em falta, dão ansiedade, stress elevado, insónias, transtorno obsessivo-compulsivo.
  • Beta - De 12 a 40 Hz - pensamento consciente, raciocínio lógico. Tomar estimulantes como o café, aumenta a quantidade de ondas Beta. Em excesso pode provocar adrenalina, ansiedade, stress, dificuldade em relaxar e em falta pode provocar défice de atenção, "estar na lua", depressão, cognição pobre. Existe um subescalão que fica entre as ondas Alpha e Beta chamado SMR que está entre os 12 e os 14 Hz. É maioritariamente neste sub-escalão com algumas passagens às ondas Gamma, que se encontram as sessões de Treino de Ondas Cerebrais que faço para estudos e concentração, mas cada caso é um caso.
  • Gamma - De 40 a 100 Hz - tarefas de alto processamento e funcionamento cognitivo. Importantes para a aprendizagem, memória e processamento de informações. Em excesso pode provocar ansiedade e stress e em falta pode provocar défice de atenção, depressão, dificuldades de aprendizagem.

Existem ainda frequências específicas para indução a certos estados específicos e de cura, como é o caso da Ressonância de Schumann (Frequência da Ressonância Magnética da Terra).

O Treino de Ondas Cerebrais é feito com um aparelho que emite sinais luminosos e sonoros que induzem o cérebro a essas frequências. Existem também nalgumas sessões, sons captados pelo ouvido esquerdo e outros com ligeiras diferenças de frequência, captados pelo ouvido direito. Isto porquê? Os nossos ouvidos não ouvem sons de por exemplo 10Hz, então, para induzir o cérebro a criar ondas Alpha de 10Hz, o ouvido esquerdo irá ouvir um som 10Hz abaixo do direito (ou vice-versa), imaginemos 130Hz e 140Hz. Desta forma, cada hemisfério cerebral vai receber frequências diferentes e o corpo caloso (estrutura que liga ambos os hemisférios) ao ligar ambos os hemisférios provoca que o cérebro perceba um som a 135Hz com amplitudes de 10Hz, soando a batidas de 10Hz, só que esta batida apenas existe dentro do cérebro. A este fenómeno chamamos Binaural Beats

Este treino ao cérebro para produzir determinadas ondas é feito através de aparelho próprio mas também é possível produzir este efeito através da música. Produzo programas específicos para determinados casos mas também é possível comprar audio mais generalizado.

O Treino de Ondas Cerebrais não pretende substituir a consulta médica nem curar. É mais apropriado vê-lo como um meio para "chamar" a produção de determinadas ondas cerebrais de que temos falta no geral ou para execução de determinadas tarefas (como estudos, trabalho de concentração, meditação, etc.). Também existem vários relatos de sonhos lúcidos, e eu própria já os vivi em alturas de treino.

A música também tem o poder de induzir a certas ondas cerebrais, logo, a induzir a certos estados de consciência, euforia, relaxamento, concentração, etc. A música barroca-clássica é um dos mais fortes exemplos de indutor de concentração. Estudos comprovam inclusivamente que estudar com música barroca-clássica melhora a aprendizagem e as notas do aluno. É interessante verificarmos que músicas e géneros produzem que efeitos e estados em nós, pois cada um de nós é único. No entanto, o caso da música barroca-clássica parece ter este efeito sobre a maioria de nós, senão todos. Atenção que há também lados negativos na música, por exemplo, as músicas com "stopped anapestic beat" - duas batidas rápidas seguidas de uma longa e uma pausa - muito típicas dos anos 60's a 80's enfraquecem-nos, causam stress mental e aceleração cardíaca.

O Treino de Ondas Cerebrais não deve ser aplicado em pessoas com epilepsia. Para estes casos, o melhor será usar apenas música.

Não quero terminar este tópico sem deixar de vos contar uma história:

O Rei George I da Inglaterra tinha problemas de stress e perda de memória. Ao ler a história de Saúl na Bíblia, reparou que Saúl tinha tido o mesmo problema e o tinha ultrapassado ouvindo uma música especial. Com isto em mente, o Rei George pediu a George Frederick Handel para compor música que tivesse as mesmas características e produzisse o mesmo efeito. Foi assim que Handel compôs o Water Music.

Lyndie M.

Copyright © MindImagine 2016 | Powered by in4Chance